Exposição à luz natural melhora saúde metabólica e diabetes

Exposição à luz natural melhora saúde metabólica e diabetes =Publicação: Cell Metabolism =>Diário da Saúde

Um ensaio clínico feito com pacientes portadores de diabetes tipo 2 mostrou que a exposição à luz natural resulta em níveis de glicose no sangue mais estáveis, além de produzir uma melhora geral no perfil metabólico.   *

Os cientistas também coletaram amostras de sangue e músculo dos voluntários antes, durante e após cada tratamento com luz. “Analisamos a regulação dos relógios moleculares em células musculares esqueléticas cultivadas, juntamente com lipídios, metabólitos e transcrições gênicas no sangue. Em conjunto, os resultados mostram claramente que o relógio biológico e o metabolismo são influenciados pela luz natural. Isso pode explicar a melhora na regulação da glicemia e a melhor coordenação entre o relógio central no cérebro e os relógios nos órgãos,” concluiu Charna Dibner, da Universidade de Genebra (Suíça).

Assim como em todos os seres vivos, os processos fisiológicos humanos estão sujeitos à influência do ritmo circadiano, ou relógio biológico, regido pela alternância entre o dia e a noite. Esse mecanismo é controlado por um relógio central no cérebro, que sincroniza relógios especializados em órgãos periféricos, como o fígado e os músculos esqueléticos.

“Já se sabe há vários anos que a perturbação dos ritmos circadianos desempenha um papel importante no desenvolvimento de distúrbios metabólicos que afetam uma proporção crescente da população ocidental,” observa Charna Dibner.

O que os pesquisadores queriam confirmar era se a luz natural é mesmo mais eficiente em regular nosso relógio biológico do que a luz artificial, já que hoje passamos quase 90% do nosso tempo em ambientes fechados, com uma exposição muito limitada à luz natural.

*       A equipe de pesquisa recrutou 13 voluntários com 65 anos ou mais, todos com diabetes tipo 2. Eles passaram 4,5 dias em espaços especialmente projetados na Universidade de Maastricht (Países Baixos), iluminados com luz natural através de grandes janelas ou com luz artificial. Após um intervalo de pelo menos quatro semanas, todos retornaram para uma segunda sessão, desta vez no outro ambiente de iluminação.

“Este modelo experimental nos permitiu examinar as mesmas pessoas em ambas as condições, o que limita a variabilidade individual nos nossos resultados,” explicou Joris Hoeks. “Para além da fonte de luz, todos os outros parâmetros de estilo de vida – refeições, sono, atividade física, tempo de tela etc. – foram mantidos estritamente idênticos.”

Os resultados mostraram que, mesmo durante o curto período do experimento, foi observado um impacto significativo: Nas pessoas expostas à luz natural, os níveis de glicose no sangue permaneceram dentro da faixa normal por mais horas por dia, com menor variabilidade. “São dois elementos importantes que indicam que nossos voluntários com diabetes conseguiram controlar melhor seus níveis de açúcar,” afirmou Patrick Schrauwen, membro da equipe. “Além disso, o nível de melatonina estava um pouco mais alto à noite, e o metabolismo oxidativo da gordura também apresentou melhora.”

https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=luz-natural-diabetes&id=17137

Rolar para cima