Tá estressado? Convença-se de que consegue lidar com a situação e vá em frente =Publicação: Communications Psychology =>Diário da Saúde
Um prazo apertado no trabalho, um vaso sanitário entupido em casa ou um desentendimento no trânsito podem fazer com que um dia comum pareça opressor. Quando várias dessas pequenas frustrações se acumulam, o estresse pode aumentar rapidamente.
Mas, de acordo com uma nova pesquisa, simplesmente sentir-se mais no controle pode ajudar a tornar esses desafios cotidianos mais fáceis de lidar.
Os pesquisadores descobriram que, nos dias em que as pessoas sentiam ter maior controle sobre seus estressores, elas tinham 62% mais probabilidade de tomar medidas – como chamar um encanador ou sair-se bem em uma conversa difícil – para resolver o problema. Esse efeito se tornou ainda mais forte com a idade.
Os resultados sugerem que o senso de controle de uma pessoa pode servir como um importante recurso psicológico que pode ser fortalecido ao longo do tempo para ajudar a gerenciar o estresse e melhorar os resultados de saúde.
“Esta pesquisa mostra que mesmo pequenos aumentos no nível de controle que as pessoas sentem ter sobre os problemas do dia a dia aumentam a probabilidade de que esses problemas sejam realmente resolvidos,” disse o professor David Almeida, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA). “Aprender a encontrar e agir nesses focos de controle na vida diária pode não apenas reduzir o estresse, mas também promover a saúde e o bem-estar a longo prazo.”
Os pesquisadores queriam saber se a sensação de controle pessoal – o quanto as pessoas sentem que podem influenciar seus desafios diários – afeta a resolução de um fator estressante. Por exemplo, acreditar que é possível corrigir um erro em um boleto de cobrança aumenta a probabilidade de que você ligue para a empresa? A equipe também examinou o que influencia essa sensação de controle, incluindo o tipo de estresse, a frequência com que os fatores estressantes ocorrem e as condições socioeconômicas.
Os resultados mostraram que a sensação de controle muda significativamente de um dia para o outro. Em outras palavras, sentir-se no controle não é uma característica pessoal fixa, é uma percepção diária que varia dependendo das circunstâncias.
“Este trabalho também começa a mostrar que, à medida que envelhecemos, não apenas temos mais controle, mas esse controle nos ajuda a lidar melhor com o estresse,” disse Dakota Witzel, membro da equipe.
https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=ta-estressado-controle-se&id=17081





