Solução doce para a calvície? Stévia estimula crescimento capilar

Solução doce para a calvície? Stévia estimula crescimento capilar =Publicação: Advanced Healthcare Materials =>Diário da Saúde

Pesquisadores descobriram que o esteviosídeo, um composto da planta estévia (Stevia), tipicamente usada em adoçantes, aumenta a absorção pela pele do minoxidil, o principal tratamento para a calvície.

Em experimentos feitos em camundongos, um adesivo com infusão de esteviosídeo otimizou a atividade dos folículos capilares e o crescimento de novos fios.

Esta descoberta pode abrir caminho para terapias mais naturais e eficazes contra a queda de cabelo, ou alopecia.

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície de padrão masculino ou queda de cabelo de padrão feminino, é uma das causas mais comuns de afinamento capilar em homens e mulheres. Embora o minoxidil tópico seja uma terapia aprovada, sua capacidade limitada de se dissolver em água e penetrar na pele reduz sua eficácia.

Junying Zhang e colegas da Austrália e da China descobriram que o esteviosídeo, um adoçante natural extraído da planta Stevia, pode ajudar a melhorar a absorção do medicamento pela pele.

A dificuldade de dissolução do medicamento levou os pesquisadores a explorar novas maneiras de melhorar a forma como o minoxidil é administrado ao couro cabeludo. Aumentar a permeabilidade cutânea do medicamento pode tornar os tratamentos mais eficientes, reduzir a frequência de aplicação e, possivelmente, diminuir os efeitos colaterais relacionados ao uso excessivo.

Em testes com um modelo animal de alopecia, um adesivo solúvel contendo esteviosídeo e minoxidil estimulou com sucesso os folículos capilares a retornarem à fase de crescimento, o que resultou no desenvolvimento de novos fios.

O uso de esteviosídeo para aumentar a liberação de minoxidil representa um passo promissor em direção a tratamentos mais eficazes e naturais para a queda de cabelo, potencialmente beneficiando milhões de pessoas em todo o mundo,” disse Lifeng Kang, da Universidade de Sydney, na Austrália.

A alopecia androgenética se desenvolve gradualmente ao longo do tempo e é influenciada por fatores genéticos e hormonais. A condição ocorre quando os folículos capilares se tornam cada vez mais sensíveis à di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio derivado da testosterona. Essa sensibilidade faz com que os folículos encolham, resultando em fios de cabelo mais curtos e finos até que o crescimento eventualmente pare. Embora o padrão e a progressão sejam diferentes entre homens e mulheres, o mecanismo biológico é semelhante.

https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=stevia-contra-calvicie&id=17157

 

Rolar para cima